10 maiores erros que Youtubers iniciantes caem

O YouTube se tornou a nova meca do mundo e muitos jovens querem usar a plataforma para ganhar dinheiro. Seja trollando os outros ou criando um conteúdo da hora, a verdade é que dá para lucrar muito por lá.

Só que mano, é como aquele ditado “quem nunca comeu marmelada, se lambuza quando come”. Os malucos que estão começando não prestam atenção nas paradas e caem em ciladas terríveis, igual o bino caia.

Se você não viu Carga Pesada, um seriado da hora, fica a dica para conferir e ver como a vida de caminhoneiro é firmeza. Por agora vou dar o papo sobre 10 maiores ciladas que os youtubers iniciantes caem

Conteúdo

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 1- Títulos tipo “o que eu achei”

Mano, sabe quando eu está lá boiando no YouTube e vê um título “a minha opinião sobre as fases da Lua”. Daí tu pensa o seguinte “velho, quem é esse maluco na fila do pão para achar alguma coisa?”.

Essa fita acontece todo dia, mas quando tu acessa o conteúdo do canal “Primo Rico” a parada muda. É, ele já é reconhecido e tem anos de experiência, criou uma autoridade sobre o assunto, concorda!?

Vários brothers que estão começando caem no erro de meter títulos que não são indicados no início. Vou dar alguns exemplos para você não cair nessa lista aí, meu truta:

  • A minha opinião;
  • O que eu acho;
  • A verdade;
  • Finalmente descobri.

Agora te mostrei o que não fazer, tenho que ensinar o que pode ser feito e tudo mais, concorda!? O bagulho é usar a própria plataforma para saber os tipos de assuntos mais buscados e seguir aquele padrão.

Quando tu acessa, aposto que já viu que a maioria dos vídeos têm títulos parecidos, certo? São aqueles assim: 5 vitórias mais legais de Goku; 9 dicas para conquistar a mulher amada, 3 alimentos que dão caganeira.

Copie a ideia dos títulos e para isso tu pode seguir o padrão que eu fiz nesse aqui, tá ligado. Maninho, evite apenas de copiar, porque não é muito legal né.

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem
Maiores erros que Youtubers iniciantes caem

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 2- Não fazer o teaser 

Um teaser nada mais é do que o início do seu vídeo e o tempo que a pessoa continua no vídeo ou zarpa. Se você não tiver ligado nesse caralho, o seu view vai embora e o dinheiro não vem de jeito nenhum.

Um bom teaser tem de 10 a 20 segundos e você precisa apenas dizer qual é o objetivo que o vídeo tem. Tipo: fala galera, no vídeo de hoje vou ensinar a como formatar o seu celular sem perder os dados.

A ideia de um teaser é segurar a audiência e retê-la no seu vídeo, então o seu conteúdo será aberto e basta que você fisgue o povo. Tá achando muito complicado? Ah! Seja simples, direto, reto e já era, gaudério. 

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 3- Vinheta chata

E do nada você abriu aquele vídeo para te ensinar a ganhar a gata pelo WhatsApp, está querendo beijar aquela loira maravilhosa. Só que não, pois a vinheta do vídeo é chata e tem duração de mais ou menos 20 segundos.

O tesão de ver o vídeo acabou, né? Esse tipo de coisa acontece direto e é terrível, o principal é que seja uma marca do seu canal e só. Muitos canais nem tem essa fita e sobrevivem, ganham grana e deixam o público retido.

O bagulho é não ter um buraco na retenção e por isso mesmo é preciso ser rápido, usar uma vinheta de no máximo 5 minutos. O conteúdo é o que importa nessa porra, não se a vinheta tem a animação do Jaspion. 

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 4- Criar um personagem

É aqui que o calo aperta, dói pé e muitos youtubers reclamam da vida, choram, ouvem iron maidem e acham que a plataforma de vídeo é opressora. O cenário real é diferente, meu chapa, e existe apenas um caminho: ser você.

Um erro é criar um personagem e achar que você tem o poder de ser o novo Antônio Fagundes ou Keanu Reeves. Menos, bem “menas”, não caia nesse erro e por isso seja um cara original, antes de tudo.

Uma das maiores ciladas é quando a pessoa é tímida e cisma de ser extrovertida, sabe o resultado? O cidadão passa a ser um tímido extrovertido, tenta passar uma imagem de descolado e demonstra medo nos vídeos.

Se você tiver um perfil mais fechado, demonstre isso nos vídeos e já era. O mesmo vale se uma pessoa é engraçada e quer fazer um conteúdo mais sério, basta que seja ele e já era.

Acha que não é assim? Acesse qualquer rede social de um youtuber firmeza e veja se o cara não é assim em todas as redes. Mano, tu pode mentir por um dia ou várias horas, mas nunca conseguirá enganar as pessoas o tempo todo. Frase da sua avô, né? Ela estava certa, segue o baile.

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 5- Áudio ruim

“Aí, mas um microfone é caro e eu não tenho condição de pagar, por isso o áudio é ruim.” Porra, esse tipo de desculpa é de uma pobreza de espírito tão grande que dá vontade até de chamar o Padre Quevedo para ajudar.

Quem disse que precisa ser rico para ter um áudio bacana? Hein, quem foi o corno que falou que tem que ser playboy para ter um som da hora? Ninguém sabe por que? Isso é uma mentira repetida mil vezes, mas não é verdade.

Para ter um áudio bacana, você precisa apenas captá-lo bem e sem ruídos, ecos ou mesmo a reverberação. Uma boa tática é virar o celular ou se aproximar da parte em que o microfone está.

Aí tem um distraído que vai perguntar “se eu virar o celular, vou filmar de ponta cabeça”. Sim, basta usar um programa de edição para desvirar o vídeo. Meu Deus, a tecnologia é uma mão na roda, concorda comigo?

Agora se fazer vídeo é o seu negócio, compre um microfone de lapela no Mercado Livre, por exemplo. Parcele em 12x e você gastará menos do que gastaria comendo aquele chocolate de má qualidade vendido na rua.

Se quiser ainda dá para comprar outros microfones que custam perto dos R$ 1.000,00 mil, esses sim são caros. Se vire, dê seu jeito, só não entregue um áudio parecendo que você está no banheiro soltando um barro.

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 6- Falta de um CTA

“Nossa, como é chato ver um vídeo e ouvir que youtuber pedindo para curtir, inscrever-se no canal e compartilhar o vídeo.” Por isso que ele tem seguidores e você não, ele ao menos sabe fazer um CTA e não fica aí chorando.

Pelo amor de Deus, né jovem, se você não tiver um CTA e não pedir para as pessoas se inscreverem, o público não fará isso. Também tem outra parada nisso: se o Flow faz isso, é porque deve ser importante, né!?

Você não descobriu um bagulho no YouTube que ninguém nunca viu, então não caia na cilada da falta de um CTA. A melhor opção é que você peça para o usuário se inscrever, dar like e compartilhar aquele vídeo.

Não faça isso apenas por ser legal e tudo mais, ofereça para um cliente um motivo. Tipo: “Eu posto vídeos todos os dias e ofereço dicas sobre conquista, inscreva-se e ative o sininho para não perder as novidades”.

Viu só como a fita é diferente? Então, não caia nesse erro e nem na cilada. Agora tu sabe o que fazer e está pronto para atingir o potencial máximo que essa plataforma oferece, não é mesmo!?

Minhas redes sociais

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 7- Falta de um roteiro

Meu amigo, não ter um roteiro é muito complicado para que o vídeo saia bacana do jeito certo. Isso vale para qualquer coisa que seja feito, vídeo, texto ou outra porra, na vida real a parada é dessa forma.

Quando alguém vai fazer um bolo, ele não faz primeiro a massa e depois o recheio, colocar para assar e apenas depois servir. A pessoa seguiu um roteiro e por isso é que o bolo fica dividido.

Com o YouTube rola o mesmo e por isso é preciso criar um roteiro, nele você vai colocar o objetivo e saberá o que fazer. Vou exemplificar as partes de um roteiro para um vídeo de 5 dicas sobre conquistar a mulher amada:

  • Teaser;
  • Vinheta;
  • CTA;
  • 1° dica;
  • 2° dica;
  • 3° dica;
  • 4° dica;
  • 5° dica.
  • Indicação de um novo vídeo;
  • Conclusão;
  • CTA.

Dentro de parte do roteiro, não se esqueça de ter na ponta da língua o que será falado e tudo mais. Criar um roteiro não elimina a sua responsa em saber onde é o começo do vídeo, meio, e o fim dele.

Uma das piores paradas que existem é um vídeo que o maluco começa a falar, não tem divisão e fica comendo partes. Não caia nessa cilada, a essa altura dessa porra tu já precisa ser estar mais esperto.

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 8- Não sugerir outros vídeos

“Cara, entrei em um vídeo GTA San Andreas e no meio do vídeo tinha outro vídeo com dicas de códigos da hora”. Sempre tem uma pessoa que acha que o youtuber é a mãe Diná e tem o poder de prever o que vai acontecer.

A vida real não é assim e todo youtuber precisa saber que a pessoa que vê o vídeo pode estar vendo aquilo pela primeira/última vez. Ele não tem nenhum tipo de compromisso para voltar, talvez nem se lembre que aquilo existiu.

Para evitar isso, coloque outros vídeos no meio e que prenda o usuário lá. Afinal, concorda que uma das metas para monetizar o canal é ter 4 mil horas de visualizações nos últimos 365 dias?

Não fique mais vacilando e nem panguando na missão, use o meio do vídeo para inserir outro vídeo seu que tenha um conteúdo parecido com aquele. Não se esqueça de conferir se realmente parece ou não, evite outros sustos.

Uma tática firmeza para manter o usuário no seu canal é descobrir a média de tempo que eles permanecem no canal. Por exemplo: se for de 5 minutos e os seus vídeos tem 6, com 4:50 insira um card com outro card para reter a pessoa lá por mais tempo.

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem
Maiores erros que Youtubers iniciantes caem

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 9- Falta da divulgação as suas redes sociais

“Nossa, é tão legal receber novidades sobre um vídeo novo enquanto estou no Instagram curtindo as fotos do Neymar”. “Meu Deus, como ele consegue postar o vídeo também no Facebook?”. Já parou para pensar nessas coisas?

O youtuber que não fizer isso acaba cair em uma cilada e não traz mais engajamento às outras redes sociais. É preciso que você divulgue todas as redes sociais e consiga reter o cliente dentro das suas redes.

Tipo assim: em um vídeo no YouTube, divulgue o seu Instagram, Twitter e Facebook. A ideia é simples: fazer o público caminhar pelas suas redes sociais, ficando por lá e aproveitando o seu conteúdo, não é mesmo!?

A não divulgação das outras redes sociais podem causar um aborto: tipo, o cara tem 100 mil seguidores no YouTube e apenas 3 mil no Instagram. A pessoa pode achar que você tá comprando seguidor e isso é da hora.

Mano, para evitar esse tipo de coisa divulgue e tente ter um crescimento igual, na medida do que der. O bagulho é o seguinte: se tu não fizer essa porra, alguém fará e roubará o seu seguidor. Não é algo bacana.

Maiores erros que Youtubers iniciantes caem – 10- Criar títulos e entregar um vídeo mentiroso

Para finalizar a lista, tem aquele tipo de coisa que é a pior de todas: usar a mentira no meio do vídeo. Isso pode funcionar até por um tempo, mas quando a máscara cair, meu amigo, as pessoas te cancelam e é pra valer.

Não caia nesse erro e por isso é preciso pensar em um título verdadeiro, com dicas reais e que sejam provadas na prática. Qualquer pessoa pode dar um Google e confirmar as informações, te desmentindo na cara dura.

Eu sei que dá trabalho e talvez tu não tenha o tempo disponível para pesquisar, porém pesquise sempre. Use as informações corretas, cite as fontes e não caia naquele erro de colocar uma mentira para dar likes.

Ter views é maravilhoso, aumentar os seguidores é gostoso e traz aquela sensação de estar bombando. Por outro lado, os comentários negativos e te chamando de mentiroso podem fazer o seu público sumir da noite para o dia.

Seja sincero e mostre dados reais, que possam ser confirmados. Isso vale para o título, vídeo e qualquer coisa que você faça, sem exceção. É melhor ter 10 mil seguidores pela verdade do que 150 mil pela mentira.

Agora que você sabe as 10 maiores ciladas que youtubers iniciantes caem, evite e siga as dicas passadas aqui. Vencer na plataforma é possível e muitos já conseguiram, a capacidade está dentro de você. Use ela.

Leave a Reply

quatro × quatro =